miércoles, 31 de enero de 2018

CHAMOU E ENVIOU

Chamou os doce discípulos, começou enviá-los dois a dois... Jesus recomendou que não levassem nada pelo caminho, além de um bastão; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas.
(Mc 6, 7-9)

Nós somos enviados em comunidade e em pobreza, especialmente despojados do material.

Aqui estou, Senhor.


lunes, 29 de enero de 2018

LANÇAR-SE


À sua vista, lançou-se-lhe aos pés, rogando-lhe com insistência...
...veio lançar-se-lhe aos pés e contou-lhe toda a verdade.
(Mc 5, 22-23.32)

Eu me lanço a Você, reconhecendo deste jeito minha pequeneza, minha humildade. Sei que Você vai me ajudar a levantar-me para eu seguir caminando e confesando a fé.



domingo, 28 de enero de 2018

FRASE DA MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E DO REFUGIADO 2018

O último verbo, integrar, situa-se no plano das oportunidades de enriquecimento intercultural geradas pela presença de migrantes e refugiados. A integração não é «uma assimilação, que leva a suprimir ou a esquecer a própria identidade cultural. O contacto com o outro leva sobretudo a descobrir o seu “segredo”, a abrir-se para ele, a fim de acolher os seus aspetos válidos e contribuir assim para um maior conhecimento de cada um. Trata-se de um processo prolongado que tem em vista formar sociedades e culturas, tornando-as cada vez mais um reflexo das dádivas multiformes de Deus aos homens».


sábado, 27 de enero de 2018

FRASE DA MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E DO REFUGIADO 2018

Promover significa, essencialmente, empenhar-se por que todos os migrantes e refugiados, bem como as comunidades que os acolhem, tenham condições para se realizar como pessoas em todas as dimensões que compõem a humanidade querida pelo Criador.



viernes, 26 de enero de 2018

FRASE DA MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E DO REFUGIADO 2018



O segundo verbo, proteger, conjuga-se numa ampla série de ações em defesa dos direitos e da dignidade dos migrantes e refugiados, independentemente da sua situação migratória.


jueves, 25 de enero de 2018

FRASE DA MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E DO REFUGIADO 2018

Considerando o cenário atual, acolher significa, antes de tudo, oferecer a migrantes e refugiados possibilidades mais amplas de entrada segura e legal nos países de destino.
A condição de migrantes, requerentes de asilo e refugiados exige que lhes sejam garantidos a segurança pessoal e o acesso aos serviços básicos. Em nome da dignidade fundamental de cada pessoa, esforcemo-nos por preferir outras alternativas à detenção para quantos entrem no território nacional sem estar autorizados.


miércoles, 24 de enero de 2018

FRASE DA MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E DO REFUGIADO 2018


«O estrangeiro que reside convosco será tratado como um dos vossos compatriotas e amá-lo-ás como a ti mesmo, porque foste estrangeiro na terra do Egito. Eu sou o Senhor, vosso Deus»
 (Lv 19, 34)


martes, 23 de enero de 2018

UMA PARTE CAIU

“Escutem: Um homem saiu para semear. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; os passarinhos foram e comeram tudo. Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda. Porém, quando saiu o sol, os brotos se queimaram é secaram, porque não tinham raiz. Outra parte caiu no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto. Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, brotando e crescendo: rendeu trinta, sessenta e até cem por um.”
(Mc 4, 3-8)

Senhor, ajude-me a estar consciente de que eu semeio a qualquer momento do meu dia, em todos os tipos de terreno. Que meu testemunho, refletido em todos os tipos de conversas, atitudes, fatos de cada dia, seja o mais próximo do que você quer, para poder semear o melhor possível.

Obrigado, por ter ajudado aqueles que plantaram antes, sendo eu fruto do seu trabalho.

lunes, 22 de enero de 2018

MEU IRMÃO, MINHA IRMÃ E MINHA MÃE



E, correndo o olhar sobre a multidão, que estava sentada ao redor dele, disse:
"Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe." (Mc 3, 34-35)


domingo, 21 de enero de 2018

ACREDITEM, CONVERTAM-SE, SIGAM-ME

"Convertam-se e acreditem na Boa Notícia"

"Sigam-me, e u farei vocês s tornarem pescadores de homens".
(Mc 1, 15.17)

Senhor, o Evangelho que você proclamou e viveu, me questionou e começou a fazer parte da minha vida.
Isso mesmo me levou a uma conversão, a uma mudança na forma de focar minha vida, o que fazer com ela.
Essa mudança me levou a segui-lo, para atender seu chamado.

Obrigado, por me lembrar cada dia do seu Evangelho, continuar convertendo-me cada dia e assim, responder cada dia com mais força e sinceridade ao seu chamado.

jueves, 18 de enero de 2018

miércoles, 17 de enero de 2018

ACUDO ATÉ VOCÉ

"Veio a ele uma grande multidão, ao ouvir o que ele fazia." 
(Mc 3, 8)

Senhor, eu também quero "ir". Mas para ir, para chegar onde Você está, eu tenho que andar, eu tenho que seguir você.
Na verdade, acho que o que "me cura" não é apenas o fato de "te tocar", mas no trajecto, no caminho para te seguir e ir onde você está, me questiona, faz-me refletir sobre "sua rota": o que faz, por que...
Essa reflexão me tira da vida superficial que é respirada, me faz viver profundamente, de forma significativa, conscientemente... me cura.
Tocar você é confirmar que eu acredito em você. Que você: seu amor, seu carinho, seu ensino, seu caminho... me cura e me da impulso a dizer: Você é o Filho de Deus!

Obrigado, Senhor, por me deixar ir até você e me ajudar a aprofundar o verdadeiro significado da vida.

SALVAR OU MATAR?

"É permitido fazer o bem ou o mal no sábado? Salvar uma vida ou matar?"
(Mc 3, 4)
Jesus me questiona.
Posso pensar que ele foi um pouco exagerado, ao falar sobre salvar a vida ou deixá-la morrer, quando a pessoa na frente deles tinha apenas uma mão paralisada. Mas uma mão que sem ela na sociedade a pessoa não é nada, especialmente no mundo de "descartar" que vivemos, que só interessa a pessoa se "ela produz muito".
Uma pessoa fisicamente viva pode estar psicologicamente e socialmente morta.
 Em vez disso, Jesus a acolhe, mobiliza e questiona as pessoas da comunidade, da Igreja, como devemos tratar e agir com a pessoa que esteja nessa situação, com um filho de Deus.
 A pena que não toda a gente reage ou repensa para agir como teria que fazê-lo, como Jesus quer.

Senhor, eu quero continuar “salvando” as vidas com a acolhida, a escuta, o amor que você nos compartilhou e nos ensinou.

lunes, 15 de enero de 2018

O SÁBADO E O HOMEM


O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado; 28. e, para dizer tudo, o Filho do homem é senhor também do sábado.

(Mc 2, 27-28)




O OLHAR DO SENHOR

O homem vê a face, mas o Senhor olha o coração.

(1 Samuel 16, 7)


domingo, 14 de enero de 2018

OBEDIÊNCIA, SERVIÇO

Acaso o Senhor se compraz tanto nos holocaustos e sacrifícios como na obediência à sua voz? A obediência é melhor que o sacrifício e a submissão vale mais que a gordura dos carneiros.
(1 Samuel 15, 22)

Obediência, serviço, vivido da docilidade, da humildade, vale muito mais do que todos os "sacrifícios" oferecidos.


sábado, 13 de enero de 2018

VOCAÇÃO DE SAMUEL... MINHA... NOSSA

Veio o Senhor pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: Samuel! Samuel! Falai, respondeu o menino; vosso servo escuta!
                            (1 Samuel 3, 10)
Aquele chamado e a resposta de Samuel ... me lembra quando senti o meu chamado -com diferenças com a de Samuel...- e o chamado que o Senhor fez e faz para tantas outras pessoas.
Mas Ele nos dá a liberdade de dar a nossa resposta.

viernes, 12 de enero de 2018

LEVANTA-TE

"Levanta-te, toma o teu leito e vai para casa." (Mc 2, 11)

Sim, Senhor.
Você me deu força suficiente para levantar-me com alegria, pegar minha maca - minha história boa e não tão boa- e ir para minha casa.
Minha casa que é grande, porque é a Comunidade, a paróquia, a Igreja.
E ao longo do caminho eu vou conhecer muitas pessoas que, sem querer, vou lhes transmitir a alegria e esperança que você me tem dado.



lunes, 8 de enero de 2018

O VIDEO DO PAPA DO MÊS DE JANEIRO

O vídeo deste mês é feito pelas minorias religiosas na Ásia.

O video do Papa


CALENDÁRIO DO MÊS DE JANEIRO

Começamos este ano, em que queremos dar importância aos momentos de "oásis" que também precisamos continuar crescendo e nos alimentando.
Que este ano nos reunamos para escutar a Palavra de Deus.






lunes, 1 de enero de 2018

FRASE DO EVANGELHO‬

‪Perguntaram-lhe de novo: Dize-nos, afinal, quem és, para que possamos dar uma resposta aos que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?... (Jo 1, 22)‬