Esta vez eu
quero compartilhar em várias partes, um trabalho que eu fiz das refeições de
Jesus.
A motivação
desta reflexão me deu um professor e amigo, que deu algumas aulas de Cristologia
e ele propôs para nós vários temas para refletir e escolher um deles. Tendo
visto os títulos e propostas, optei pelas "refeições de Jesus".
Depois de eu ter
feito o trabalho, tive a idéia de compartilhar dessa maneira.
Não é nenhuma
"perfeição", como não é nada desta "categoria" que eu
compartilho neste meio, mas como quando os outros compartilham os seus pensamentos,
muitas vezes me ajudam, eu quero publicar minhas reflexões, esperando também
para questioná-los e ajudá-los.
A REFEIÇÃO DE
JESUS
Se nós olhamos a
variedade de culturas, apesar de ser muito diferentes, existem algumas coisas
que temos em comum, como é celebrar alguma coisa na refeição. Pode ser um
casamento, um aniversário... e em alguns lugares até que o funeral é celebrado
com alimentos e pode ser em cada localidade e/ou celebração um significado
diferente.
A refeição para
os judeus era muito importante e para refletir esse tema eu quis me centrar nos
quatro Evangelhos, de onde eu tenho este pequeno esquema:
• A comida com
os cobradores de impostos (Mt 9, 10-14; Mc 2 15-17; Lc 5, 29-32)
• A comida com
fariseus: a pecadora perdoada (Lc 7: 36-50)
• As Bodas de
Caná (Jo 2: 1-12)
• A
multiplicação de pães:
1. (Mt 14: 13-21; Mc 6, 31-44; Lc 9, 10-17; Jo 6, 1-13)
2.
(Mc 8: 1-10, Mt 15, 32-39)
• As parábolas das
refeições:
o Parábola do casamento (Mt 22:,1-14; Lc 14, 16-24)
o Parábola das dez virgens (Mt 25, 1-13)
• A instituição
da Eucaristia (Mt 26, 26-29; Mc 14, 22-25; Lc 22: 19-20; 1Co 11, 23-25)
• Última Ceia de
Jesus com os seus discípulos (Jo 13, 1-17)
• Depois da
ressurreição:
o A aparição de Jesus aos discípulos de Emaús (Lc 24, 16-35)
o A missão universal dos Apóstolos (Marcos 16, 14-16; Mt 28, 16-20; Lc 24,
36-51; João 20 21; Atos 1, 8)
E é que Jesus
comeu com os publicanos, pecadores, isto é, pessoas que não cumpriam a lei, mas
ele não lhes marginalizou. Alem de comer com um grupo de pessoas significou
mais do que o simples fato de comer; significou que ele aceitou essas pessoas.
O fato das refeições com as pessoas "pecadoras" era "ficar
contaminado". A dinâmica de Jesus não foi convencê-los a mudar a sua vida
e depois comer com eles, mas o contrario. Comendo com eles, ele fez sentir a
gente o perdão e a escuta nessas conversas que tenho a certeza que houve no
meio das refeições, é o que movimentou para muitos deles a mudarem sua vida.
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