domingo, 15 de octubre de 2017

MAUS E BONS

LEITURA: Mt 22, 1-14
Naquele tempo, Jesus dirigiu-Se de novo aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo e, falando em parábolas, disse-lhes: «O reino dos Céus pode comparar-se a um rei que preparou um banquete nupcial para o seu filho. Mandou os servos chamar os convidados para as bodas, mas eles não quiseram vir. Mandou ainda outros servos, ordenando-lhes: ‘Dizei aos convidados: Preparei o meu banquete, os bois e os cevados foram abatidos, tudo está pronto. Vinde às bodas’. Mas eles, sem fazerem caso, foram um para o seu campo e outro para o seu negócio; os outros apoderaram-se dos servos, trataram-nos mal e mataram-nos. O rei ficou muito indignado e enviou os seus exércitos, que acabaram com aqueles assassinos e incendiaram a cidade. Disse então aos servos: ‘O banquete está pronto, mas os convidados não eram dignos. Ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para as bodas todos os que encontrardes’. Então os servos, saindo pelos caminhos, reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala do banquete encheu-se de convidados. O rei, quando entrou para ver os convidados, viu um homem que não estava vestido com o traje nupcial e disse-lhe: ‘Amigo, como entraste aqui sem o traje nupcial?’. Mas ele ficou calado. O rei disse então aos servos: ‘Amarrai-lhe os pés e as mãos e lançai-o às trevas exteriores; aí haverá choro e ranger de dentes’. Na ver­dade, muitos são os chamados, mas poucos os esco­lhidos».

FRASE QUE ME TEM "FALADO"
Então os servos, saindo pelos caminhos, reuniram todos os que encontraram, maus e bons.

REFLEXÃO-MEDITAÇÃO
O Senhor nos convida a todos: ruins e bons. Isso me faz lembrar de uma imagem que existe e significa que os maus têm um pouco de bom e, os bons, um pouco ruim porque ninguém é perfeito exceto Jesus.
Mas de volta ao início. Ele nos convida a todos, mas cada um de nós é livre para ir ao convite ou não. Então, se optarmos por irmos, devemos nos preparar "interiormente" para esse deleite, porque quando vamos comer, também vamos ouvir e conversar, não vamos ficar em silêncio. Temos que acompanhar essa atitude de ouvir e dialogar. E esse diálogo "marcará" a cada um de nós.

ORAÇÃO
Obrigado, Senhor, pelo convite e pelo diálogo que tivemos e que continuo tendo em momentos de oração, que me marcam e guiam para seguir seu caminho.
Obrigado por confiar em mim, apesar das minhas falhas.

No hay comentarios:

Publicar un comentario