domingo, 8 de octubre de 2017

MEU PRÓXIMO

LEITURA: Lc 10, 25-37
Levantou-se um doutor da lei e, para pô-lo à prova, perguntou: Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna? Disse-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como é que lês? Respondeu ele: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento; e a teu próximo como a ti mesmo. Falou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isto e viverás. Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo? Jesus então contou: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto. Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante. Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante. Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão. Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: Trata dele e, quanto gastares a mais, na volta to pagarei. Qual destes três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões? Respondeu o doutor: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: Vai, e faze tu o mesmo." 
TEXTO QUE ME TEM “FALADO”E quem é o meu próximo?
REFLEXÃO-MEDITAÇÃO Às vezes acontece como este doutor: sabemos muito bem as "normas", os "mandamentos", a "teoria", mas nós o fazemos? Ou pedimos desculpas para não fazê-lo? Não sabemos quem é nosso próximo?Não digamos que, onde vivemos, não há pessoas que não tem alguma necessidade - não precisa ser apenas material. E logo podemos dizer que não temos tempo, porque então: em que coisas "consumimos" a nossa vida? A que damos preferência?
ORAÇÃOSenhor, obrigado por me ajudar a refletir sobre as desculpas às vezes colocadas para não ajudar a meu vizinho, às pessoas que me rodeiam, às pessoas que vejo no caminho e me precisam.Obrigado por me ajudar a ver a realidade.

No hay comentarios:

Publicar un comentario