viernes, 8 de septiembre de 2017

A RENUNCIA

Muito povo acompanhava Jesus. Voltando-se, disse-lhes:
Se alguém vem a mim e não odeia seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E quem não carrega a sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo. Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la? Para que, depois que tiver lançado os alicerces e não puder acabá-la, todos os que o virem não comecem a zombar dele, dizendo: Este homem principiou a edificar, mas não pode terminar. Ou qual é o rei que, estando para guerrear com outro rei, não se senta primeiro para considerar se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? De outra maneira, quando o outro ainda está longe, envia-lhe embaixadores para tratar da paz. Assim, pois, qualquer um de vós que não renuncia a tudo o que possui não pode ser meu discípulo. (Lc14, 25-33)

Se alguém vem a mim e não odeia seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo... Assim, pois, qualquer um de vós que não renuncia a tudo o que possui não pode ser meu discípulo. 

Parece muito forte ter que pospor a família. A primeira reação, não me atreveria a chamar de "rejeição"... mas pouco falta. Então eu percebo que muitas vezes, tomamos decisões em nossas vidas que tornam o relacionamento com nossos parentes diferente -o que não significa que eu rejeito, que eu "abandono"-. Quando um casal se casa e vai morar em outro lugar ... Quando no trabalho eles não propõem uma responsabilidade, mas longe, às vezes em outro país ...
O outro ponto é a renúncia aos bens e é isso, no mundo material em que vivemos, às vezes, quanto mais temos, mais queremos. É quase como uma droga.

Senhor, sentei-me para pensar em sua ligação e eu quero ir com você. Eu sei que com o Espírito que sempre me acompanha e com seu testemunho impresso na Palavra, eu poderei renunciar o que me paralisa para seguir seu chamado.

No hay comentarios:

Publicar un comentario