Naquele tempo, Jesus, erguendo os olhos para os discípulos, disse: «Bem-aventurados vós, os pobres, porque é vosso o reino de Deus. Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir. Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, quando vos rejeitarem e insultarem e proscreverem o vosso nome como infame, por causa do Filho do homem. Alegrai-vos e exultai nesse dia, porque é grande no Céu a vossa recompensa. Era assim que os seus antepassados tratavam os profetas. Mas ai de vós, os ricos, porque já recebestes a vossa consolação! Ai de vós, que agora estais saciados, porque haveis de ter fome! Ai de vós, que rides agora, porque haveis de entristecer-vos e chorar! Ai de vós, quando todos os homens vos elogiarem! Era assim que os seus antepassados tratavam os falsos profetas». (Lc 6, 20-26)
Bem-aventurados vós, os pobres, porque é vosso o reino de Deus. Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir. Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, quando vos rejeitarem e insultarem e proscreverem o vosso nome como infame, por causa do Filho do homem. Alegrai-vos e exultai nesse dia, porque é grande no Céu a vossa recompensa.
Bem-aventurados, felizes... os pobres, os famintos, os que choram, os que te odeiam pelo Filho do Homem. Que sinal de contradição para dizer "feliz" nessas situações, para dizer "feliz" no meio do sofrimento! Para os famintos e para o choro, dá-lhes esperança ao dizer que ficarão satisfeitos, sem fome e que irão rir. Mas os pobres não lhes dizem que sairão da pobreza, mas que é deles o Reino dos céus; e para aqueles que sofrem por causa dEle, sua recompensa será grande no céu.
Às vezes, a "recompensa" não é apenas o oposto do sofrimento que padece. Mas, de qualquer jeito, a pessoa vai ter um motivo, um incentivo para continuar vivendo.
Senhor, obrigado por dar-me esperança quando experimento situações ruins das que eu possa sair; obrigado por motivar-me a continuar vivendo apesar do sofrimento.
No hay comentarios:
Publicar un comentario