Naquele tempo, estava a multidão aglomerada em volta de Jesus, para ouvir a palavra de Deus. Ele encontrava-Se na margem do lago de Genesaré e viu dois barcos estacionados no lago. Os pescadores tinham deixado os barcos e estavam a lavar as redes. Jesus subiu para um barco, que era de Simão, e pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra. Depois sentou-Se e do barco pôs-Se a ensinar a multidão. Quando acabou de falar, disse a Simão: «Faz-te ao largo e lançai as redes para a pesca». Respondeu-Lhe Simão: «Mestre, andámos na faina toda a noite e não apanhámos nada. Mas, já que o dizes, lançarei as redes». Eles assim fizeram e apanharam tão grande quantidade de peixes que as redes começavam a romper-se. Fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco para os virem ajudar; eles vieram e encheram ambos os barcos de tal modo que quase se afundavam. Ao ver o sucedido, Simão Pedro lançou-se aos pés de Jesus e disse-Lhe: «Senhor, afasta-Te de mim, que sou um homem pecador». Na verdade, o temor tinha-se apoderado dele e de todos os seus companheiros, por causa da pesca realizada. Isto mesmo sucedeu a Tiago e a João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. Jesus disse a Simão: «Não temas. Daqui em diante serás pescador de homens». Tendo conduzido os barcos para terra, eles deixaram tudo e seguiram Jesus.
Quando acabou de falar, disse a Simão: «Faz-te ao largo e lançai as redes para a pesca». Respondeu-Lhe Simão: «Mestre, andámos na faina toda a noite e não apanhámos nada. Mas, já que o dizes, lançarei as redes».
Às vezes, parece que nosso esforço não serve de nada: lutamos pela paz e vemos mais violência; ajudamos os pobres, os famintos e tentamos sair desta miséria e mais e mais pessoas estão buscando ajuda; queremos um futuro melhor para as crianças presentes, colocando esperança na educação para que eles "se desenvolvam" e, em alguns lugares, o ensino se deteriorou; em muitos lugares, não atende aos centros de saúde, se você não tem dinheiro para pagar o comparecimento! ... A que chegamos? Para que serviram os nossos esforços? Por que continuar lutando?
É certo. Muitas situações são ruins. Há coisas que pioraram, mas ... outras melhoraram ou podemos vê-las diferentes enquanto são reais. A violência é criada por poucas pessoas que fazem muito barulho, mas a maioria quer paz, vivem a paz com as pessoas de ao lado, apesar dos diferentes pensamentos. Há mais pessoas que chegam a nós com fome, mas alguns dos que vieram antes não o fazem porque sua situação melhorou e eles não precisam mais de ajuda. Alguns saíram da pobreza. Em alguns lugares, o ensino se deteriorou, mas também há voluntários que se oferecem para ajudarem a melhorar essa educação, além de ensiná-los a dar sentido às suas vidas, para motivá-los a se esforçar para um futuro melhor. Também há organizações e / ou que lhe dão cuidados de saúde gratuitos, remédios e / ou material necessário.
Senhor, obrigado por me animar a seguir fazendo-me ao largo, a seguir descendo no fundo. Como Simon, há momentos em que não vejo nenhum peixe nas redes, sem frutas após o esforço. Mas eu sei que quando o faço desinteressadamente, sem esperar um resultado imediato, mas, motivado por responder à sua Palavra, posso ver o ótimo resultado.
No hay comentarios:
Publicar un comentario