miércoles, 13 de septiembre de 2017

EXALTAÇÃO DA CRUZ

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Ninguém subiu ao Céu senão Aquele que desceu do Céu: o Filho do homem. Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o Filho do homem será elevado, para que todo aquele que acredita  tenha n’Ele a vida eterna. Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito, para que todo o homem que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele».  (Lc 3, 13-17)

Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito, para que todo o homem que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele». 

Minha primeira pergunta é: como podemos celebrar a Exaltação da Cruz, se a cruz causa humilhação e morte? Jesus resumiu os mandamentos em dois: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a você mesmo.
E os mandamentos Ele os ensinou com sua própria vida, ao transmitir esse amor a toda gente, especialmente aos marginalizados e desfavorecidos.
O problema é que viver esse amor tive como consequência as ameaças, o fato de ser perseguido. Mas Jesus não se parou, continuou vivendo sua Palavra e por esse motivo terminou morrendo na cruz.
Para mim, a Exaltação da Cruz, não é exaltar o sofrimento, a humilhação, o dolor, mas exaltar  o amor de Deus Pai que pôde-se ver em seu Filho Jesus: um amor sem limites.
Tampouco podemos esquecer que Jesus não só morreu, não terminou com a morte mas ressuscitou. Se queremos viver isto na nossa vida presente, não devemos nos ficar nas cruzes que temos que, que se nós nós fechamos só nelas, podem legar a nos paralisar e/ou matar -apesar de nau ser fisicamente- mas que não devemos esquecermos da ressurreição, não devemos esquecermos da esperança, dá uma situação melhor que a de agora.

Senhor, peço que me ajudes a superar as cruzes, as dificuldades da vida, aumentando minha esperança e sentindo teu amor nas pessoas que me rodeiam, que formam parte da minha vida.

No hay comentarios:

Publicar un comentario